segunda-feira, 13 de abril de 2015

Você não adora a TV?

Eu adoro a Tv e principalmente nela, o que a gente não vê.

Tipo Superstar: A Globo conseguiu estragar um programa que tinha tudo pra ser bom. Errou tragicamente na escolha dos jurados, errou tragicamente na escolha das bandas. Errou no incremento ou no excremento do cenário, como queira. E as pessoas continuam gostando; não é estranho como a gente adora a Tv, principalmente estes erros que a gente não vê.

Você, a Tv e o que ninguém vê.

Já ouviu falar em Roda Viva, da de Cultura?

Só de citar o nome Cultura em um artigo as pessoas se assustam. (Há não, mais um intelectual metido a besta).

Meu Brasil, se você assistisse mais a Cultura, muita coisa não estaria como está.

Roda Viva é um talk show brasileiro produzido e transmitido pela TV Cultura desde 29 de setembro de 1986, tradicionalmente nohorário nobre de segunda-feira, atualmente exibido ás 22h00. O programa não tem um perfil definido de entrevistados, tendo como convidados diversos líderes políticos, escritores, esportistas, filósofos, músicos entre outras pessoas que sejam consideradas notórias para o Brasil e para o mundo, tendo sido feitas também entrevistas em outros idiomas além do português.

O Roda Viva conta com diferentes entrevistadores, convidados de acordo com as suas áreas de atuação e conhecimento e é apresentado desde agosto de 2013 por Augusto Nunes, colunista da Veja e ex-diretor de redação das revistas Época e Forbes, e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil e Zero Hora.1

O cenário do programa é essencialmente diferente dos programas de entrevistas comuns, no programa, o entrevistado fica no centro de um círculo formado por seus entrevistadores, que estão numa posição mais alta. O entrevistado fica numa cadeira giratória e vira-se para o jornalista que fará a pergunta. O estúdio é rodeado por câmeras, de forma que o entrevistado está sempre virado de frente para uma delas, não havendo preocupação com posicionamento no estúdio, reforçando a ideia de uma conversa informal.2


No ar desde 1986, o Roda Viva é um dos mais antigos e respeitados programa de entrevistas da televisão brasileira. Entre seus mais de mil entrevistados estão as mais relevantes figuras do cenário brasileiras e personalidades internacionalmente conhecidas da política, economia, cultura e esportes.

Em seu formato regular, o entrevistado se posiciona no centro de uma arena de onde responde às perguntas de entrevistadores selecionados entre jornalistas dos principais veículos da imprensa brasileira, bem como especialistas na área de atuação do entrevistado. No caso de chefes de Estado, o formato é excepcional: a entrevista se realiza tradicionalmente, na sede de seus respectivos governos, respeitado o protocolo de conduta.

Durante uma hora e meia, todas as segundas-feiras a partir das 22h10, o programa é exibido pela TV Cultura, uma emissora pública com cobertura de 93% da população do estado de São Paulo. Retransmitido em rede nacional por 289 outras emissoras de todos os estados brasileiros, Roda Viva tem entre seus telespectadores uma grande quantidade de intelectuais, acadêmicos, estudantes, empresários, ministros, governadores, presidente e parlamentares. A repercussão de entrevistas com personalidades de renome sempre vai além da transmissão, gerando notícias em outros veículos de comunicação e sendo exibidas até em universidades.

Em 2008, a TV Cultura, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e a Unicamp, publicou na Internet, para acesso público, diversas entrevistas que ocorreram no programa ao longo de mais de vinte anos.3

Fonte: Wikipédia.

J.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.